4 coisas que você deve saber antes de contratar tecnologia para sua escola.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

 

Banner _educacional (1)

 

Tecnologia está presente em tudo ou quase tudo.

Quando falamos de tecnologia nas instituições de ensino estamos falando de algo além do uso de computadores ou tablets. Para facilitar o entendimento da sua abrangência podemos dividi-la em algumas categorias:

1.Tecnologia Predial (estrutura e infraestrutura da edificação).

Veja mais em Tudo o que você precisa saber antes de construir sua escola.

2.Tecnologia da Informação (envolve sistemas de gestão administrativa, financeira, marketing, etc..)

3.Tecnologia da Comunicação (envolve comunicação dentro e fora da escola)

4.Tecnologia Pedagógica (para o ensino)

A WPensar, empresa especializada em Sistema de Gestão Escolar, nos aponta 4 perguntas básicas itens que todo gestor pode aplicar, antes da adesão a tecnologia na instituição.    

4 coisas que você deve saber antes de contratar tecnologia para sua escola

Contratar tecnologia de ponta é um passo fundamental para que uma escola se desenvolva e não fique presa ao passado. Dizemos isso porque os recursos que já existem hoje facilitam muito o trabalho em uma instituição, o que permite focar esforços no que mais importa: a excelência do ensino.

Porém, o investimento em tecnologia precisa ser bem planejado para se adequar às reais necessidades da sua escola. Nesse post vamos listar os 4 principais pontos que você deve levar em consideração antes de contratar tecnologia para a educação. Acompanhe!

Quer saber mais? Veja como fazer um planejamento estratégico para sua escola!

O que considerar antes de contratar tecnologia

1. Quais são as necessidades da instituição?

A primeira questão a ser levantada antes da contratação de uma tecnologia é saber para que ela será utilizada. O simples investimento em novas tecnologias não é eficiente caso não faça parte de um planejamento, no qual são levantadas as necessidades da instituição e a forma como este será inserido na comunidade escolar.

Além disso, é essencial que métricas e indicadores sejam determinados para analisar se a ferramenta tecnológica adotada está trazendo os resultados esperados. Os sistemas de gestão escolar, por exemplo, apresentam como vantagem a geração de relatórios que permitem à equipe responsável identificar os pontos de melhoria e sucesso de seu funcionamento.

Clique e entenda o que é um sistema de gestão escolar!

2. Há estrutura para a utilização da ferramenta tecnológica?

A infraestrutura é elemento essencial para que os recursos tecnológicos sejam utilizados por alunos e professores de forma adequada. Para tal, a gestão escolar deve se questionar previamente com relação aos elementos práticos para sua utilização. Afinal, de que adianta investir, por exemplo, em aparelhos como notebooks ou tablets para pesquisas escolares, se a rede wireless da instituição não funciona corretamente?

Quer conhecer uma configuração atual para a antiga sala de informática?

Sala Google 4

3. Quais são os resultados esperados com a utilização de novas tecnologias?

O planejamento estratégico dos resultados é fundamental antes de contratar tecnologia, de forma que a gestão escolar e o corpo docente estejam alinhados com relação ao que se espera de sua utilização e quais objetivos pretendem alcançar.

A avaliação de resultados da utilização de tecnologias contribui para que elas sejam incorporadas de forma adequada à rotina escolar, atuando não somente como acessórios na transmissão do conhecimento, mas como novas formas de gerir e se relacionar em uma instituição.

Baixe um ebook sobre as métricas da gestão escolar e saiba mais sobre o assunto!

4. O corpo docente e administrativo está preparado para a utilização da tecnologia?

A qualificação e a formação do corpo docente e administrativo para o uso de novas tecnologias são elementos base para a introdução destas nas escolas. Os gestores devem, portanto, incentivar a capacitação de seus professores para a utilização adequada das tecnologias.

Esses recursos podem trazer inúmeros benefícios para a educação desde que sua introdução no ambiente escolar seja realizada de forma planejada, tendo como base um corpo docente qualificado - preparado para sua utilização - e objetivos bem definidos para tal.

Leia mais: Baixe o e-book "Planejar, capacitar e investir no ramo educacional"

POST ESCRITO PELA EQUIPE WPENSAR >>> Acesse o site da WPensar

 


1 comentario on “4 coisas que você precisa saber antes de contratar tecnologia para sua escola.”

  1. Gravatar of jose pereira diasjose pereira dias
    Postado sexta-feira, 22 de setembro de 2017 at 12:39:31

    gostei das inforçoes, mande me outras para mim ter uma visao mais ampla do posso reformar.

    grato pela as dicas.

Poste seu comentario