O incentivo para gostar de ler começa com o espaço da escola

Thursday, April 20, 2017

A leitura é um hábito que deve ser incentivado desde a primeira infância! Nesse intuito a coordenação do IPE (Instituto Presbiteriano de Educação) pediu para criar um espaço de leitura específico para o público infantil, ou seja, separado da biblioteca geral da escola. Um espaço descontraído e alegre onde a leitura se torne um prazer.

Desta forma, produzimos este resultado:

Slide1

Ao invés de um ambiente formal e engessado, criamos um espaço mais livre, onde as crianças escolhem os livros nas prateleiras podendo lê-los, assentados nos puffs, deitados nas almofadas dos nichos ou ainda na mesinha com a altura adequada a idade.

O tablado -em níveis- proporciona destaque para as pequenas apresentações de leitura. Seus degraus, também, podem ser utilizados como assentos. Nele foi prevista uma árvore estilizada em madeira pintada com apoios para livros e bichinhos. A ideia da professora Ludmila era que os alunos pudessem colher os "frutos diferenciados", ou seja, os livros. Muito lúdico para encantar as crianças.

SALA LEITURA 2

Ao fundo do tablado, armários com portas de corre dão espaço para prateleiras com mais livros. Para que não ficasse tudo de uma cor só, colocamos as portas com adesivos plotados de cores e letras do alfabeto.

A professora tem seu local de destaque para contar histórias, uma poltrona só para ela, bem próxima do quadro ladeado com amplos painéis de cortiça, onde as atividades dos alunos possam ser expostas e valorizadas.

Tudo diferente para que a leitura se torne um prazer e boas lembranças na vida deste futuro adulto.

SALA LEITURA 1

E sua escola, tem se preocupado com este detalhe? Os ambientes planejados podem ser de grande ajuda na criação de bons hábitos. Gostaria de ter uma sala de leitura personalizada para suas crianças?  Entre  em contato ainda hoje!

Imagem5


Poste seu comentario