Você planeja construir uma casa e está com dúvidas?

Monday, January 30, 2017

A arquiteta responde:

 Imagem1

Ativo 1O primeiro passo para quem vai construir uma casa é contratar um arquiteto, que além de ajuda-lo nas orientações iniciais e irá criar toda a ideia de sua casa. Provavelmente ele vai lhe pedir para providenciar um agrimensor que faça o levantamento topográfico do terreno. Também lhe pedirá que obtenha junto a Prefeitura, um documento que informa o zoneamento do seu lote e as permissões legais ou não para o mesmo, por exemplo: afastamentos, vagas de garagem obrigatórios, alturas máximas da construção, índice de permeabilidade do solo. 

Imagem2

Ativo 1Os projetos básicos para execução de uma residência são:

 -Arquitetura
 -Estrutural (fundação e estrutura)
 -Elétrico/ Telefônico
 -Hidráulico

Caso queira uma obra mais detalhada, outros projetos podem ser contratados: interiores, paisagismo, rede estruturada.... Quem constrói sempre tem uma grande expectativa do resultado. Agora um bom resultado começa lá no projeto com bom detalhamento desse.

 

 Imagem3

 Ativo 1Além de livrá-lo de ter uma obra embargada, ou seja, paralisada pela prefeitura e ainda receber multas, o projeto irá poupar seu tempo, bolso e retrabalhos na obra, por conta de ideias mal resolvidas ou mal explicadas.

O projeto é o documento que facilita a contratação dos pedreiros ou construtora, podendo ser anexados ao contrato, sendo a referência para verificação do produto entregue.

  

 Imagem4

Ativo 1Esta é uma pergunta que sempre os clientes fazem.

Para resposta mais precisa é preciso realizar todos os projetos e contratar um orçamentista para fazer todo o levantamento do custo de acordo com os projetos.

Agora, para uma estimativa é só multiplicar a metragem quadrada total da residência (m²) pelo valor do CUB médio (custo unitário básico) da sua região.

O resultado lhe dará uma boa estimativa inicial do valor a ser gasto na obra.

 Imagem5

Ativo 1No site do Sinduscom da sua região, você encontrará o valor do CUB médio.

 

 Imagem6

Ativo 1Problema é algo que ninguém gosta de falar e nem de viver, mas muitas vezes, não se preparar para os possíveis problemas, pode leva-los a ter que enfrentá-los na prática.

A maioria dos problemas são previsíveis, portanto, prepare-se para eles.

1°) Falta de capital para finalização da obra.

Esse problema tem sua origem na fase de projeto e planejamento.

Nem sempre o cliente expõe ao arquiteto a sua capacidade financeira para a obra, ou às vezes entra nesta com uma ideia irreal do quanto terá que dispender.

Pode, às vezes, sonhar muito, se deslumbra com as várias opções e prever uma casa além da sua possiblidade ou achar que no final tudo vai dar certo e ir construindo...

O arquiteto que não compreender bem a disponibilidade do cliente poderá propor, por exemplo, um piso lindo, mas totalmente fora do alcance do cliente.

 

2°) Problemas na compatibilização de projeto e obra.

Como em obra lidamos com várias equipes diferentes, pode acontecer de o arquiteto prever um espaço e o estrutural locar um pilar que prejudica este espaço. Pode acontecer de um interruptor ser locado na posição de um pilar, dificultando sua execução.

Dessa forma, é preciso que o arquiteto seja contratado também para gerenciar e compatibilizar todos os projetos, verificando as interferências, antes de ir para obra, a tempo de os projetistas realizar as alterações.

Isso gerará economia de tempo, trabalho e dinheiro para todos e ainda evitará muito stress.

 

3°) Problemas com mão de obra.

Pode acontecer interrupções ou troca de mão de obra por n motivos, doenças, problemas familiares ou até incompatibilização com os dirigentes da obra.

Isso nem sempre é previsível e pode afetar o cronograma

Uma equipe sincronizada é algo que acontece ao longo de várias obras. Quando os profissionais já vêm de experiências anteriores juntos ajuda muito, pois já conhecem a forma de cada um agir e quais os procedimentos requeridos para cada serviço.

Se for possível trabalhar com equipe já sincronizada é muito bom, mas também não é 100% de garantia que tudo vai acontecer sem interrupções ou incompreensões.

Alta rotatividade na obra é algo que deve ser evitado, pois, às vezes o arquiteto vem e explica o serviço para uma equipe de pedreiros e estes começam a conhecer a obra, com a palma da mão, daí no meio da obra troca-se bruscamente a equipe e perde-se todo aquele conhecimento adquirido e começa tudo de novo.... Até a segunda equipe pegar o ritmo da primeira, leva-se algum tempo.

A verdade é que toda obra tem seus problemas, procure contratar a melhor equipe no início, faça o melhor que puder, não contrate sem averiguar antes ou repentinamente, Leia e observe os contratos, nada de combinações apenas verbais. Busque assessoria de arquiteto e engenheiro. Problemas existem, mas podem ser reduzidos.

Portanto, a fase inicial é crucial. Exponha até onde pode ir quanto a parte financeira. Se pretende algo além do seu capital precisa prever formas de obter financiamento, vender algum bem disponível ou então enxugar algum aspecto menos importante na construção.

Ao contratar o arquiteto, veja o profissional que lhe ofereça um retorno ao projeto para ajustes necessários em função do custo. Projeto de Decoração, sem possibilidade de alteração, acaba virando uma folha descartável.

Quem resolve construir apenas com o Projeto de Aprovação para prefeitura, também correrá o risco de não ter, desde o início, a visão completa e detalhada da obra. Pode acontecer de caprichar muito na compra do piso e esquecer que ainda precisa adquirir as bancadas, as luminárias, as esquadrias, as torneiras...

Obra sem projetos detalhados acabam cobrando do cliente, muitas respostas e interferências para as quais nem sempre está preparada. Pode gerar respostas bruscas, sem reflexão e repentinas que tendem a alterar a programação dos serviços, o cronograma e o custo.

Prefira contratar projetos detalhados e até incluir maquetes que lhes deem visão de a casa antes da obra acontecer o investimento vai valer a pena.

Gostaria de obter mais informações?

Teremos o prazer em respondê-la! Clique no botão abaixo para solicitar um contato.

 Imagem5


1 comentario on “Você planeja construir uma casa e está com dúvidas”

  1. Gravatar of Angela DuarteAngela Duarte
    Postado Saturday, July 24, 2021 at 10:55:35 AM

    Bom Dia: fiz uma casa e as telhas são em pvc. Quero colocar gesso também. Quais os cuidados devo tomar ? A casa é de 03 cômodos grandes, em L. (coz. conjugada com a sala e uma suíte). Fica no 3º andar. Tem muita ventilação e uma grande área de quintal.
    Aguardo sua resposta e desde já agradeço.
    Angela.

Poste seu comentario