Obra feliz! Em harmonia! PROJETO bem resolvido

Monday, September 28, 2015

Ícaro Sala 02

Iniciar um empreendimento, seja de decoração de um ambiente ou um edifício comercial, sem provisão financeira, trará com certeza, muito stress para quem contrata e afetará muito o relacionamento com os contratados.

Com o planejamento adequado é possível saber o desembolso necessário até por etapas da obra, adequando-se o caixa para cada fase. Bom planejamento implicará não ter que chegar ao final da obra cortando aqueles itens que dariam brilho aos ambientes.

Alguns têm adotado a postura:- Vamos construir e seja o que Deus quiser! Justamente para não ter que encarar as cifras finais, sentindo-se mais otimistas para a empreita. A ideia de uma planilha de custos, que permite ver o todo, como esta que elaboramos, para um cliente, os assusta e tira suas forças. Optam por ir meio que às escuras, na fé, afinal dizem: - No final tudo se ajeita. É verdade, que alguns conseguem este feito, mas não, sem noites mal dormidas.

Planilha

Certa feita, eu e meu esposo, tínhamos a tarefa de reformar uma casa nossa para alugar. Estabelecemos o capital disponível e em quanto tempo o aluguel cobriria aquele investimento de reforma. Foi muito importante para não deixar que a empolgação tomasse as decisões.

Listamos todos os itens que seriam feitos e iniciamos os orçamentos de material e mão de obra. Nestas horas, ficamos ansiosos porque queremos logo começar a obra, mas nos seguramos e procuramos usar a razão e saber os valores antes.

Foi um desafio, principalmente ao escolher os revestimentos. Os olhinhos da arquiteta aqui, sempre batem "naquele" produto especial. Não abrimos mão da qualidade e durabilidade, mas existem "n" opções no mercado e nem sempre "aquele" produto é o único. Pesar o custo benéfico ajuda muito.

A arte de construir e como a arte de administrar, é saber o foco e cortar os excessos para se atingir o objetivo.

Informar ao seu arquiteto quando está disposto a investir, ajuda muito, pois se você apenas lhe falar do seu sonho é certeza que ele vai sonhar ainda mais com você, afinal todo artista tem um pouco de sonhador, não é?

Render 1

Uma postura também a ser evitada, é ter uma ideia irreal de custo de projetos e obras praticado no mercado. Se vai construir se informe quanto esta o m² da construção (cub) para o que pretende fazer. O site do Sinduscon -GO é um ótimo auxílio neste momento inicial. Todos os meses ele informa o valor do m², que você multiplicando pela área a ser construída tem um valor estimado da obra.

Durante os projetos mantenha um diálogo aberto com a equipe escolhida e faça projetos acompanhados de custos de materiais, não deixe para saber tudo quando estiver na obra.

Fazer projetos acompanhados de planilhas de custos despendem  mais horas do profissional e consequentemente agrega valor de honorários nesta etapa, mas sem dúvida, produzem decisões mais assertivas e permitem que se troque um ou alguns itens ainda na fase de projeto, não deixando surpresas para última hora.

Para orçamentos mais exatos é sempre importante ter além, dos projetos de arquitetura e interiores, os projetos de: estrutura, fundação, hidrossanitária, elétrico, rede, áudio e vídeo, segurança e todos conforme a complexidade da obra. E complexidade, nem sempre está diretamente relacionado à dimensão da obra. Existem espaços pequenos que às vezes são mais ricos de tecnologias e detalhes que outras áreas bem maiores.

Projetos com detalhes e especificações completas geram orçamentos mais fiéis. Projetos genéricos produzem interpretações variadas (conforme a convivência de cada um) e consequentemente orçamentos furados, ai a previsão vai por água a baixo.

Imagem3

Neste ambiente projetado para a Panificadora Pannera, por exemplo, vemos que foram escolhidos revestimentos tipo tijolinhos para as paredes. Incrível e legal é que hoje temos diversas opções possíveis no mercado, cada uma com seu preço, forma de assentamento e estética. Foi preciso então, especificar o material, a marca, o modelo com tamanho e tonalidade, sem este norte, o cliente ficaria tonto na hora de comprar e se passasse a obra para uma empreiteira correria o risco de ver o modelo "mais baratinho" colocado no final, e que talvez não fosse aquele esperado.

Desta forma, a cada dia mais, as empresas e pessoas estão se dando conta que quanto mais detalhados forem os projetos, mais alívios terão durante a obra. Sugerimos, então, INVISTA EM UM PROJETO DETALHADO, mesmo que o custo pareça ser maior no ínicio, o resultado será visível e lhe ajudará a ter uma OBRA + FELIZ!

Quer saber quanto custará o seu projeto de arquitetura detalhado? Clique no botão abaixo!

Peca Seu Orcamento Aqui


Poste seu comentario