Dicas de como decorar uma casa no estilo japonês - a casa MINKA

Monday, April 10, 2017

A casa japonesa tradicional está muito ligada a cultura e religião. Selecionei alguns ítens interessantes e alguns influenciaram a arquitetura residencial do mundo.

COLCHA DE RETALHOS

*Significado dos nomes em japonês:

-Shoji são painéis ou portas de correr estruturados em madeira e preenchidos com papel translúcido. Eles são utilizados para ambas as paredes do interior e exterior da casa. Permitindo a entrada de luz natural para o interior da casa.

-Genkan é a área de entrada tradicional para casas e prédios japoneses constituída de uma varanda, ou uma sala, com um tapete onde deve-se retirar os sapatos. A função principal do genkan é evitar que as sujeiras da rua que ficaram no sapato entrem dentro da casa, ou qualquer edifício.O genkan é geralmente construído em desnível com o piso da casa para conter as sujeiras vindas da rua. Após retirado, os sapatos são geralmente dispostos com a frente virada para a porta, para serem vestidos mais facilmente na hora de sair, e veste-se um outro sapato, uwabaki, ou chinelo, surippa, para andar nos ambientes interiores do edifício. Normalmente, também, evita-se pisar no genkan descalço ou de meias.

-Um Irori é uma lareira usada para aquecer a casa e cozinhar, consiste em um buraco quadrado no chão coberto por um gancho ou jizaikagi, que pende do teto acima do poço e pode ser usado para suspender uma panela sobre o fogo. Poucas casas modernas incluem um irori e eles são cada vez mais raros. Antigo restaurantes na zona rural japonesa tem um. Onde quer que eles são encontrados eles são populares no inverno.

O estilo inteiro é bem minimalista - apenas o necessário sem excessos,onde o mais importante é o equilíbrio e transmitir a sensação de tranquilidade e organização. Simplicidade é a palavra-chave.

No site Decorfácil extraimos algumas dicas que consideramos bem explicativas. Se você se identificar com esse estilo aqui vai algumas dicas para ajudar a decoração:

1) As cores suaves são muito bem vindas. Foque no bege, castanho e o cinza. Para os detalhes decorativos são utilizado o dourado e o vermelho. Já o preto destaca as formas geométricas da divisão.

2) Os móveis de estilo japonês são baixos devido aos japoneses comerem e dormirem ao nível do solo. Esquece também os tapetes ou os chãos de mármore, invista o no tatame (piso tradicional japonês) e almofadas para sentar no chão.

3) Utilize móveis em madeira como as fibras naturais: o bambu, a palha, linho e o rattan. Móveis e objetos místicos são ótimos para a ambientação, como louças e vasos de porcelana.

4) A estampa floral ou com elementos tradicionais, como pássaros, leques e cerejeiras são ótimos temas.

5) Já no quarto as camas são baixas e dispostas ao nível do chão. O objeto principal é o futon, um colchão com camadas de algodão e colocado sobre um tatame de madeira.

6) Luminária com cúpula redonda é clássico neste estilo de decor.

7) Inclua a natureza no espaço por isso coloque uma fonte pequena, bonsais ou uma planta de bambu para criar um autêntico interior japonês.

8) As tradicionais portas japonesas, conhecida como shoji ou fusuma, são portas deslizantes feita de madeira e papel. São ótimas para completar a decoração e separar ambientes ou utilizar como porta de armários.

9) É muito comum a presença de ofurô no banheiro, é conhecida por ser uma banheira tradicional do Japão que permite tomar banho. Muito semelhante a uma banheira ocidental, mas com um formato diferente e mais profundo.

Numa releitura da decoração japonesa criamos este quarto para uma moça que ama a cultura desse país.

IMG 02 ILUMINAÇÃO NATURAL

Creio que nós, latinos, temos muito a aprender com esse povo tão organizado, não acha?

Gostaria de obter um projeto no estilo japonês? Clique no botão abaixo.

Imagem5

 


Poste seu comentario