Como Planejar uma Brinquedoteca - Espaço de Aprendizagem

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

 

MATERIAL GRATUÍTO

Quer ver mais exemplos e detalhes sobre briquedoteca? Baixe o nosso material gratuíto com mais exemplos e detalhes. Clique no botão abaixo: 

CTA Brinquedoteca 

ARQUITETURA EDUCACIONAL 

Brinquedoteca06

A brincadeira pode ser um ótimo instrumento para a aprendizagem e o desenvolvimento social e motor das crianças. Numa época, onde os espaços de brincar estão cada dia mais restritos, a brinquedoteca aparece como um diferencial e até uma necessidade nas escolas e espaços residenciais.

Ela deve ser planejada com critério, com objetivos de aprendizagem claros e para um público específico. As brincadeiras variam e devem acompanhar os interesses das faixas etárias, devem ser de livre escolha e que estimulem a criatividade.

Pode ser dividida em setores ou grupos de atividades, conforme o espaço disponível. Uma sala já pode ser transformada num espaço lúdico e agradável.

CANTINHOS DA BRINQUEDOTECA INTEGRADA COM SALA DE ARTES

Briquedoteca05

Sugerimos aqui ,alguns setores da brinquedoteca, conforme as fases:

INFANTIL

  • Fantoches;
  • Contação de histórias e bate-papos ;
  • Arte livre;
  • Circo e teatro;
  • Faz de conta (fantasias)
  • Jogos e brinquedos de montar;
  • Cantinho da beleza;
  • Gourmet;
  • Espaço sensorial;
  • Cantinho da escolinha ou aulinha;
  • Cantinho da leitura;
  • Brincadeiras com brinquedos diversos.
  • Espaço musical.

FUNDAMENTAL

  • Jogos de tabuleiro
  • Kits de experimentos científicos;
  • Fantoches;
  • Miniaturas que simulem a vida adulta;
  • Karaokê;
  • Mini estúdio fotográfico;
  • Mini- jornais
  • Teatro;
  • Escalada;
  • Bola ao cesto ou ao gol;
  • Ping -pong;
  • Cantinho do futebol;
  • Cantinho da beleza;
  • Brincadeiras de antigamente;
  • Cantinho da leitura;
  • Arte Livre. 

Jogos eletrônicos também podem ter seu espaço, desde que sejam selecionados e não se tornem o principal ponto de interesse nestes locais. 

Para a segurança dos usuários, deve-se ter o cuidado de selecionar brinquedos com certificação do Inmetro. 

A medida que as crianças se tornam adolescentes, as brincadeiras diminuem e mudam os interesses, mas se for pensado um local onde estes possam escolher a atividade de lazer de forma livre e apropriada, cremos que será muito enriquecedor, ajudará o adolescente a adquirir melhor relacionamento com os colegas, vencer a timidez e até gostar mais do ambiente escolar.

BRINQUEDOTECA PARA UM CANTO QUE SOBROU

Briquedoteca04

Briquedoteca02 

ARQUITETURA ESCOLAR

Se a sua escola, ainda não tem uma brinquedoteca equipada, considere este projeto, além de educativo, será um diferencial que atrairá seus alunos. Integradas em outros ambientes, num cantinho que sobra ou completamente dedicada, sem dúvida, vai agradar em cheio!

Para não esperdiçar recursos, o que devemos nos perguntar antes de criar a brinquedoteca?

  1. Qual sistema pedagógico da escola?
  2. Quantas crianças e qual faixa etária irá atender?
  3. Qual as aprendizagens ou habilidades que devemos fomentar através das brincadeiras?
  4. Qual o objetivo desta brinquedoteca?
  5. Qual o local que temos disponível? Este local é acessível, tem banheiro próximo?
  6. Será um espaço dedicado, ou dividido com outra atividade?
  7. Qual a verba disponível para sua implementação?
  8. Em quanto tempo deverá ser executada?

MATERIAL GRATUÍTO

Quer ver mais exemplos e detalhes sobre briquedoteca? Baixe o nosso material gratuíto com mais exemplos e detalhes. Clique no botão abaixo: 

CTA Brinquedoteca 


Poste seu comentario