10 Critérios para avaliar o fornecedor na hora da compra

Friday, June 23, 2017

 

Na hora de construir e reformar em algumas empresas vemos que o princípio da sustentabilidade, tão atual, tem sido deixado de lado. O menor preço acaba sendo o princípio regulador dessas reformas e construções. O fato é que realizar a compra de serviços ou produtos simplesmente por critérios técnicos, como o preço e a especificação meramente descritiva do material já não satisfazem mais a sociedade de um modo geral. Além disso, acontece que muitas compras realizadas com base apenas no preço têm trazido muitos prejuízos futuros para a instituição.

Neste artigo iremos dar 10 dicas para que você avalie seus fornecedores quando for realizar com base no critério de compra responsável elaborado pelo CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Isso irá ajudar você, na hora da construção, a estar dentro do desenvolvimento sustentável. E não perca no final a dica bônus!

1º Custo: Primeiramente, devemos entender que custo não é a mesma coisa que preço. Preço é apenas aquele valor percebido pelo cliente na hora da compra. Custo está ligado a todo o processo de produção. O custo benefício deve ser o primordial nessa avaliação. Ele é uma análise mais ampla; envolve o que é importante e essencial para o item orçado, com o plus que trarão maiores resultados no final.

2° Qualidade: Nesse critério você deve avaliar se a qualidade prometida pelo fornecedor é a mesma que será entregue. Conheça bem as empresas antes de fechar contrato. Converse com clientes da empresa e veja se eles tiveram alto índice de satisfação do critério qualidade. Veja, também, no site do PROCON de seu estado as empresas que sofreram com reclamações.  Veja em nosso site: clientes satisfeitos.

3° Flexibilidade: Você deve observar a capacidade que a empresa tem acerca da sua produção e quanto as exigências técnicas do produto. Empresas com mais flexibilidade conseguem se destacar melhor por apresentar maior número de soluções. Além disso, é importante destacar os aspectos de desempenho diante das adversidades surgidas.  

4° Prazo: Velocidade de entrega: é importante observar o fazer rápido, tanto da realização de atividades quanto ao relacionado à sua percepção. Neste aspecto, a localização do fornecedor é significativa, pois além de representar menor custo de aquisição e menores impactos ambientais negativos sobre emissão de carbono (devido ao menor deslocamento), aumenta a agilidade de entrega.

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5° Prazo: Confiabilidade de entrega: Esse é um dos fatores que mais traz dores de cabeça durante as compras. Por isso é importante verificar se a empresa faz o combinado pontualmente, tanto na realização das atividades e processos internos quanto na percepção externa. Você pode fazer isso através de pesquisas com antigos clientes da empresa. Em caso de compras online, você pode avaliar a empresa através dos comentários e avaliações deixadas por antigos clientes. Lembre-se sempre a Internet é um grande aliado para suas compras!

6° Confiabilidade da Reputação: É uma dica meio óbvia, mas muitas pessoas acabam arriscando optar por empresas com reputação ruim, apenas por elas apresentarem um preço baixo. É importante observar a solidez financeira do seu fornecedor (ver se ela não está com o nome sujo na praça) e seu capital reputacional, ou seja, a reputação da empresa. Isso hoje não é fácil, muitas empresas passam por dificuldades, mas conhecendo melhor a empresa, você saberá até como se precaver, antes do fechamento do contrato.

7° Serviço Pós-Venda: Está relacionado a produtos que exigirão assistência técnica na fase de uso. Verificar se a empresa tem um atendimento bem organizado e ágil. Além disso, verificar, antes da compra, se a empresa cumpre a garantia prometida e se tem disponibilidade de peças de reposição.

8° Conformidade Legal: Observar se a empresa cumpre as leis e normas de seu segmento. Vivemos em uma situação complicada de ética e moral do nosso país, não devemos incentivar as empresas que não cumpre com as suas obrigações legais. Fora que isso pode gerar dor de cabeça futuramente

9° Responsabilidade Social: Esse critério tem o objetivo de verificar se a empresa tem empenho pelo bem-estar humano de seus colaboradores, por meio de boas práticas sociais no meio de trabalho. Além disso verificar o impacto externo da empresa, se ela busca minimizar os impactos sociais negativos de sua atividade à comunidade.

10° Responsabilidade Ambiental: Verificar se a empresa tem o compromisso com o controle de impactos ambientais negativos de sua atividade. Lógico, se queremos realizar nossas compras não devemos esquecer desse importante fator. Em nossas escolas ensinamos a preservar o meio ambiente, devemos buscar incentivar empresas que utilizam de soluções autossustentáveis. Neste sentido temos trabalhado para conhecer materiais sustentáveis e que tenham preço competitivo, afim de que os projetos de seu espaço não firam o meio ambiente

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No caso de projetos, hoje o problema de distância e deslocamento, já foi solucionado graças à Internet.A Arlete Falcão Arquitetura desenvolveu diversos meios para facilitar a vida do cliente e de nossos colaboradores. Nós criamos um modelo de atendimento personalizado pela internet, através de diálogos rápidos por meios como o Skype, Whatsapp e E-mail. Nesse atendimento nós não trabalhamos apenas com uma linha estética e padronizada. Muitas vezes, desenvolvemos várias soluções para se ter a melhor opção e de melhor custo benefício para o cliente. Além disso, procuramos valorizar cada pessoa que trabalha conosco, tanto no bom atendimento quanto no bom ambiente de trabalho. Esperamos crescer cada vez mais para propiciar melhores condições para os nossos colaboradores e clientes. E claro! Buscamos trazer materiais sustentáveis e que tenham um ótimo custo benefício, buscando ferir o mínimo possível o meio ambiente.

BY: ALEX FALCÃO

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